Você sabe para onde está indo?

Lâmpada com balões de ideias
Imagem de TeroVesalainen por Pixabay

Ter apenas uma visão de futuro daquilo que deseja, não é suficiente, pois muitas vezes essa visão é abstrata, impossibilitando assim a criação de um planejamento de sucesso.

Por isso, se sabe aonde quer chegar é fundamental detalhar essa visão de futuro. Imagine uma cena de você alcançando isso que deseja. O que está acontecendo nessa cena? Aonde está? Quem está com você? O que terá mudado? O que terá conquistado? Faça esta reflexão e escreva itens concretos do que deseja alcançar. Uma vez que você tem clareza da sua visão e do que ela realmente significa, fica muito fácil saber COMO chegar lá.

Após a criação da visão de futuro, comece o planejamento, pense em tudo que terá que fazer para chegar lá. Escreva um passo a passo claro, pois isso te dará um norte de como começar. Lembre-se de começar pequeno e pelo mais fácil, pois isso te dará motivação para seguir o plano.

Esse é um ponto muito importante, pois apesar de querer muito alcançar essa visão, não será tão fácil assim. Conquistar os nossos objetivos dá trabalho, por isso que algumas pessoas não alcançam o sucesso e preferem ficar presas em sua zona de conforto. Mas porque será que isso acontece?

Um dos motivos é que o nosso cérebro é econômico. Ele faz de tudo para automatizar o máximo de comportamentos possíveis. Isso é muito bom por um lado, pois não precisamos aprender a dirigir depois de ter passado férias de 3 meses sem praticar essa atividade, porém ele também automatiza comportamentos e hábitos ruins.

Esse é um dos motivos pelo qual é difícil sair da zona de conforto. Você terá que fazer algo que não está acostumado e isso gasta muita energia, por isso muitas pessoas desistem antes de começar.

Mas a notícia boa é que a neuroplasticidade permite que a gente aprenda novos comportamentos e mude nossa maneira de agir, por isso, uma vez que você deu o primeiro passo, já é um começo para a mudança.

Outro fator é o sucesso sustentável. Não adianta dar o primeiro passo e depois guardar o seu planejamento na gaveta. Para você seguir com ele e chegar ao sucesso, terá que ter disciplina, pois conforme atingindo resultados positivos, seu sistema de recompensa (dopaminérgico) é ativado e você tem motivação para seguir em frente. Para ter essa motivação lembre-se sempre do que vai conquistar quando tiver terminado de pôr em prática todo planejamento!

Se você tem a visão, o planejamento e a disciplina, não tem desculpa, é só pôr a mão na massa e aproveitar o resultado!

Lívia Netto

Conteúdos relacionados:

Faça acontecer!

Reinvente-se!

Mudando de carreira.

Share This Post
Dê sua opinião:
0 0

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>