Você sabe o motivo pelo qual não está feliz no seu trabalho atual?

Homem com stress
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Quem aqui está insatisfeito com o trabalho e quando chega domingo fica apreensivo por ter que começar a mesma rotina na segunda feira?

Infelizmente essa é a realidade de muitas pessoas que, por necessitarem do salário ou por comodismo, acabam ficando em um emprego no qual não gostam e que não traz satisfação.

Às vezes, as pessoas não sabem o que realmente as incomoda, só sabem que incomoda e, por essa falta de compreensão, acabam achando que é o trabalho em si que desagrada, mas se analisar bem a situação, acaba percebendo que não é o trabalho em si que está ruim, mas sim o contexto.

Quando paramos para refletir sobre nosso momento atual e comparamos com outros empregos do passado, fica mais fácil de entender e identificar o que realmente está nos causando a insatisfação para depois disso poder tomar uma decisão consciente se vale a pena mudar de ramo ou se são outros pontos que precisam ser mudados.

Muitas pessoas, principalmente as da geração Y e Z, buscam um trabalho que as façam felizes.

O que importa não é apenas o salário, mas uma série de fatores, como por exemplo, flexibilidade de jornada, home office, sexta feira curta, ambiente de trabalho, autonomia nas tarefas, cultura da empresa e outros aspectos.

O contexto do trabalho envolve muitas variáveis além da tarefa em si, por isso, precisamos analisar cada ponto para enxergarmos o verdadeiro motivo da insatisfação.

Para isso, é necessário nos conhecermos bem.

Deixo abaixo algumas perguntas para você refletir um pouco sobre o que realmente gosta de experimentar no trabalho para então conseguir enxergar com mais facilidade o que está incomodando.

Para responder as perguntas abaixo, lembre-se de imaginar o que gostaria, mas desde que seja factível.

– Como é a cultura da empresa que você trabalha hoje? Ela é mais dinâmica, rápida, com metas e foco em resultado ou é mais calma, sem pressão e com foco no ambiente agradável?

– E você? Com qual dessas culturas se adapta melhor?

– Qual seria a empresa ideal para você trabalhar? O que tem nessa empresa ideal? Qual é o horário de entrada e saída? Quais são os benefícios? Quais são as políticas? Como é o ambiente de trabalho? E as tarefas?

– O quanto o seu trabalho atual está perto do que deseja?

– Aonde você quer chegar em termos de carreira? O que terá que desenvolver ou aprender para chegar nesse seu objetivo? O seu trabalho atual vai te ajudar a desenvolver isso que você precisa?

– Olhe para o seu departamento, o ambiente te agrada? E as pessoas? Se não te agrada, como gostaria que fosse?

– O que te energiza no trabalho? O quanto tem vivenciado isso?

As perguntas acima darão apenas uma ideia do que pode estar te deixando insatisfeito, para um trabalho completo de autoconhecimento, sugiro o Coaching de Carreira, o qual ajuda o indivíduo a descobrir suas principais satisfações, valores, necessidades, pontos positivos, pontos a desenvolver, missão entre outros aspectos que quando estão claros, ajudam as pessoas a entenderem sua carreira como um todo assim tomarem uma decisão segura de como prosseguir a partir de agora.

Lívia Netto

Share This Post
Dê sua opinião:
0 0

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>