Você procura saber como funciona a empresa e o departamento antes de aceitar uma vaga?

Menina de cabelo rosa em entrevista formal
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Quando abre uma posição na empresa que não pode ser preenchida por algum funcionário interno, a área de RH abre o processo seletivo e inicia o recrutamento e seleção externo para encontrar o candidato com perfil adequado.

Quando estamos buscando uma recolocação no mercado e recebemos a ligação com o convite para participar de algum processo seletivo, nos sentimos muito felizes e nos preparamos para o grande dia: atualização do currículo, ensaio para entrevista, escolha da roupa adequada, logística do dia, entre outras coisas.

Fazemos tudo isso para a empresa gostar de nós e para sermos escolhidos para aquela posição, porém, como estamos tão contentes por sermos chamados, esquecemos de um detalhe muito importante: não é só a empresa que precisa gostar de nós, nós também precisamos gostar da empresa. Isso é fundamental para que a nova experiência funcione!

Por isso, quando o entrevistador disser qual é a empresa, anote e pesquise a respeito. Entre no site, leia o que a empresa faz, veja quais são seus valores, sua visão, missão e reflita se tudo isso está de acordo com o que você acredita.

No dia da entrevista, questione o entrevistador sobre a área que você irá trabalhar, como funciona a cultura do departamento, cultura da empresa, possibilidades de crescimento e entenda exatamente qual será o seu papel em tudo isso, quais serão suas atividades, horário de trabalho e políticas da empresa.

Depois de obter todas essas informações, se for aceito na entrevista, será muito mais fácil tomar uma decisão, principalmente se estiver participando de outro processo ao mesmo tempo.

Uma vez que você se conhece, fica muito mais fácil cruzar tudo que a empresa oferece, com o que você deseja em termos de carreira. Por isso, faça a reflexão abaixo:

– O que quero para o futuro da minha carreira? Qual seria o próximo passo/cargo?

– Quero trabalhar em empresa nacional ou multinacional?

– Desejo trabalhar em quais ramos?

– Qual porte de empresa me agrada mais: pequeno, médio ou grande?

– Qual tipo de transporte me agradaria mais para ir ao trabalho?

– Quais benefícios são importantes para mim?

– Quais áreas estou disposto a trabalhar?

– Qual cargo estou procurando?

– Quais atividades gostaria de realizar?

– Qual salário mínimo que estou disposto a aceitar?

Quando entramos em uma empresa que tem o perfil parecido com o nosso, a chance de dar certo e de gostarmos do trabalho é muito maior, por isso, é fundamental que o processo seletivo seja transparente de ambos os lados, tanto da empresa quanto do candidato.

Lívia Netto

 

Conteúdos relacionados:

Guia de conduta das empresas

Share This Post
Dê sua opinião:
0 0

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>