Torne-se um Profissional Plural e seja desejado pelo mercado

Menina olhando fórmulas matemáticas
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

 

De acordo com estudo da Ernst & Young, 5% dos empregos de hoje não existirão em 2025, mas novas funções surgirão. Já temos Business Partners, Cientistas de Dados, Gestores de Comunidade Digital, entre vários novos cargos, para mostrar que o mercado precisa e exige profissionais com conhecimentos cada vez mais amplos, criativos e inovadores. As empresas querem candidatos que entendam de muitos assuntos. E sim, temos que ser especialistas em várias áreas, assobiar, chupar cana, sorrir e mostrar resultados.

Fiz isso com minha própria carreira por uma questão de sobrevivência. Quando me formei, nos anos 80, não tínhamos acesso à internet nem aos microcomputadores. Um ano depois, eu estava fazendo uma especialização em Análise de Sistemas porque não tinha como fugir.

Quando chegou o Windows, muitos não acreditaram. Eu instalei em casa e comecei a me preparar para o futuro. O DOS já era (mesmo tendo me salvado várias vezes depois!). E assim foi com o Lotus, ERP, MS Office, VB, e-commerce e tudo o que aparecia pela frente, porque ninguém segura a inovação e eu não ia ficar só assistindo.

No caminho, aprendi sobre negócios, marketing, pessoas, comunicação, finanças, produção, indústrias e serviços, o que me deu uma visão ímpar. Depois de um tempo, eu me intitulava uma Profissional Plural, uma forma de me vender em um mercado que buscava por especialistas. Minha defesa: sei tudo isso e ainda aprendo o que for preciso. Não ficava sem emprego.

 

Havia os especialistas, que entediam tudo de uma área, os generalistas, que faziam de tudo um pouco, mas não eram especialistas em nada, e eu, que me especializava em tudo que me metia. Até então, eu não conhecia ninguém igual a mim e nunca tinha ouvido ninguém chamar um profissional de “plural”. Mas eu me chamava rs.

Veio a década de 90, época em que os softwares substituíram as funções, aumentando a produtividade. Mas agora é diferente! Estamos na era dos softwares que operam máquinas e produzem, substituindo os trabalhadores. Quantas funções já deixaram de existir e não são feitas mais por humanos, mas por máquinas?

Um dos grandes desafios atuais do mercado de trabalho, então, é a necessidade do conhecimento interdisciplinar, não somente nos níveis operacionais, mas também para aqueles com determinado nível de especialização.

O que fazer?

Tornar-se um Profissional Plural (ou múltiplo), que consiga desenvolver habilidades da sua área relacionando-se com outras áreas e, assim, se diferenciar. Pessoas com aptidões para resolver problemas da empresa, envolvendo várias áreas e competências além das que os tornam especialistas na sua área. Profissionais prontos para assumir responsabilidades, resolver imprevistos e gerenciar mudanças. Quem não quer?

Como me tornar um Profissional Plural?

 

Ser um Profissional Múltiplo (ou Plural) tem a ver com ser curioso, prestativo, antenado às novidades e flexível às mudanças, mas tem muito a ver com estudar.

Estar sempre atento ao movimento do mercado, da sua área de atuação e do segmento onde atua. Captar as oportunidades de crescimento e investir nelas.

Um profissional focado em tarefas, muitas vezes não percebe o mundo que o cerca. Já um focado em resultados, não gosta de rotina, percebe as mudanças, adora um projeto novo, participa de atividades da empresa, ajuda um colega, trabalha em equipe e está sempre atento ao que acontece de novo.

Se eu fazia isso na década de 90, sem internet, imagine o que você pode fazer hoje com Ted, LinkedIn, Meet up, EAD, webnários, palestras, broadcast, podcast, Big Data, Data Science, Business Inteligence, dashboards, Duolingo, cursos online gratuitos e toda essa tecnologia à sua disposição?

A atualização constante, seja através de cursos, livros, jornais, blogs, vídeos, documentários, grupos ou eventos, permite que você aprofunde seus conhecimentos e se torne polivalente, com um olhar além dos demais.

Um profissional que acompanha as notícias e tem cultura geral está mais preparado para apresentar soluções, um diferencial nesse mercado que busca por profissionais múltiplos.


Fique atento à Transformação Digital

As empresas estão se adaptando ao mundo digital e quem não acompanhar vai ficar para trás. Para Hugo Tadeu, Coordenador do Programa de Transformação Digital da Fundação Dom Cabral, os profissionais devem ser curiosos e questionadores. “Ele não pode ter aquele sentimento de conformidade. Tem que buscar mais, ser crítico, entender de tecnologia, design e negócios.”, afirma.

 

Conhecimento não ocupa espaço e só torna você melhor a cada dia.

Mais competitivo, múltiplo, multidisciplinar e plural.

  

 

 

Cris Moutella

Consultora de Carreira e Transformações Pessoais

contato@crismoutella.com.br – www.cristinamoutella.com.br

Oriento profissionais que desejam se valorizar de forma assertiva, destacando-se por suas habilidades e competências nos processos de recolocação. Conheça os serviços e entre em contato.

 

Artigos relacionados:

Share This Post
Dê sua opinião:
0 0

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>