Sol: Força, energia e vivacidade!

Mulher em varanda de braços abertos de frente para o sol
Foto: Pixabay

Adoro os dias de sol!

Outro dia descobri porque, o sol é a força planetária que está presente na criança, que traz energia, vivacidade, força e futuro. E eu amo as crianças!

E é sobre o futuro que vamos falar um pouco.

Quando há o rompimento de uma situação, um processo de mudança, precisamos olhar para a situação e entendermos que precisaremos de um tempo, um tempo para transitar após a mudança e então construir os novos caminhos.

Num processo de demissão é exatamente isso que acontece, um cenário é imposto e temos que lidar com muitos sentimentos ao mesmo tempo, ou seja, temos que transitar na situação para ampliar o entendimento para depois poder seguir em frente.

Achei importante compartilhar esse tema para ampliar a compreensão de sua naturalidade nessas situações.

E como é o lema da Engaging, “estamos juntos” e podemos passar por isso e forma consciente e ganhando aprendizados.

Então vamos lá:

Expectativa: Saber ou esperar que algo vai acontecer. Nesse momento é comum termos sentimentos de ansiedade, inquietação, estresse, pois sabemos que algo vai acontecer, mas ainda não sabemos o que, ou até já aconteceu, mas ainda é tudo muito confuso.

Desapego: Encarar o fato de que as coisas estão diferentes e abandonar o passado. Aqui aparecem a raiva, insegurança, a negação. Pois é, estamos na situação e continuamos negando que aconteceu.

Desorientação: As coisas já não são as mesmas e não se tem ideia de como ficarão. Perdido, passivo, confuso e depressivo, esses são sentimentos comuns nessa fase, o importante é atenção a essa reação, principalmente por conta da depressão, que de fato pode aparecer e nos deixar paralisados.

Reavaliação: Observar a situação com um novo olhar e avaliar as opções e alternativas. Ainda temos alguns sentimentos instáveis, como a insegurança e preocupação nessa fase, mas esses sentimentos já vêm com menos força ou melhor, com uma força para concluir o entendimento e seguir. Agora temos curiosidade e criatividade muito ativas na busca desses novos caminhos.

Recompromisso: Reconectar com um senso de propósito. Agora os sentimentos estão todos voltados para a ação: energia, esperança, otimismo, comprometimento e assim seguimos para a nova jornada.

O sol volta a brilhar e aquela energia boa está de volta. Então faça planos, organize sua agenda, estude, converse com as pessoas, ouça pontos de vista diferentes do seu.

É a hora de abrir a mente, o espírito e o coração para o novo.

 

Sonia Custódio

 

 

 

Compartilhe este post com seus amigos:
Dê sua opinião:
0 0

Comente!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese