Seja Pontual!

Homem olhando hora em relógio de pulso
Imagem de Jan Vašek por Pixabay

Ser pontual é muito mais do que chegar em um local na hora marcada!

A pontualidade é uma competência muito importante tanto para a vida pessoal como para o ambiente de trabalho e, desenvolvê-la, pode ser a chave para o nosso sucesso.

Desde pequena, minha mãe me treinou nessa competência.

Em todos os eventos de família, éramos sempre os primeiros a chegar (sempre na hora marcada e não muito antes do horário).

Ela nunca se atrasou quando tinha que buscar meu irmão e eu na escola, quando me levava para o inglês ou quando tinha uma festa de aniversário, inclusive, neste último caso, ela dizia que tínhamos que chegar exatamente na hora marcada porque o aniversariante ficava na expectativa de receber os colegas e se demorassem muito, ele poderia ficar chateado.

Coisas de mãe…

Quando virei adolescente e já podia encontrar minhas amigas sozinha, praticamente todas as vezes, ficava plantada na hora marcada esperando elas chegarem.

Depois que tirei a carta de motorista, costumava dar carona para alguns amigos e parentes e, se estava marcado para às 14:00, às 13:59 eu já estava na porta.

As pessoas faziam piadas e me chamavam de neurótica, mas nunca liguei!

Devido a essa cultura, que claro, levei para o ambiente profissional também, comecei a enxergar os benefícios dessa competência: nunca cheguei atrasada no trabalho, sempre entreguei as tarefas no prazo, por mais curto que fosse.

Nos processos seletivos, me antecipava.

Notei também que para ser pontual, tinha que ter um bom planejamento e eu estava craque nisso, ficou automático planejar tudo o que precisava fazer e quanto tempo poderia gastar em cada atividade.

Minha alegria foi, quando entrei em uma das empresas em que trabalhei, deixavam claro o quanto a pontualidade era importante, principalmente nas reuniões.

Eles diziam que, se havia uma reunião com 10 pessoas e 2, por exemplo, chegassem depois de 5 minutos, perdíamos 40 minutos, ou seja, 5 minutos de cada um dos 8 que já estavam na sala e isso é perda de produtividade!

Não era só eu a “neurótica”. Brincadeiras à parte, a pontualidade é algo muito importante.

Para você que ainda não desenvolveu essa competência, não se preocupe que ainda dá tempo.

Comece com pequenas ações e conforme vai se adaptando, tenho certeza que irá perceber os benefícios da pontualidade. Você se tornará mais produtivo e gerenciará melhor seu tempo, que tenho certeza, é muito valioso!

Lívia Netto

Share This Post
Dê sua opinião:
0 0

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>