Retorno de processo seletivo

Foto:Pixabay
Compartilhe!

Já aconteceu com você a sensação de demora excessiva em um retorno de processo seletivo ou até mesmo a falta de retorno?

Fique tranquilo, você não é único, a maior reclamação dos candidatos é, de longe, a ausência de retorno de um processo seletivo.

Alguns processos não seguem um padrão ou comunicação prévia de todas as etapas com o candidato, o correto seria explicar as etapas e em quanto tempo será feito cada retorno.

Acontece também dessa comunicação ser realizada, mas na prática não acontecer.

Sabemos que muitas situações podem acontecer para um processo seletivo não sair como esperado, por exemplo, a vaga estava em aprovação de orçamento e gestor pediu a antecipação das
etapas seletivas para ganhar tempo.

Sabemos que nem sempre o orçamento é liberado na rapidez que o gestor esperava.

Quando a comunicação não é realizada ou não seguem os prazos acordados, vemos candidatos ansiosos, metendo os pés pelas mãos na ânsia de ter uma resposta, buscando a resposta de todas as formas, procurando pessoas que trabalham na empresa, o responsável pela seleção, o gestor da vaga e etc.

Esse tipo de postura pode acabar com as chances da vaga, pois ninguém quer um funcionário ansioso, mesmo que o processo não esteja claro.

Se você não recebeu retorno na data acordada ou não passaram um prazo, o ideal é aguardar de 1 semana a 10 dias e contatar o responsável pela seleção no canal que ele entrou em contato com você, ou seja, se ele te enviou e-mail anteriormente, depois do prazo sugerido, envie um novo e-mail questionando como serão as etapas do processo e se ele pode te atualizar, assim que
possível.

Se ficar sem retorno, vale questionar novamente depois de 3 dias por outro meio, se tiver, como telefone.

Durante o processo de espera não fique parado, continue buscando outras entrevistas, networking pelo LinkedIn e se candidatando nas vagas, não pare tudo por uma resposta, mesmo que seja a vaga dos sonhos.

Mantenha-se sempre para frente, buscando uma nova oportunidade e, na hora certa, ela chegará.

Boa sorte!
Ronaldo Cerqueira


Compartilhe!
Share This Post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>