Qual é a melhor forma de aprender outros idiomas?

Menina estudando inglês
Imagem de Наталия Когут por Pixabay

Falar outros idiomas é algo muito importante para a carreira, pois além de abrir portas, você interage com outras culturas. Há diversas maneiras de aprender um idioma, seja em uma escola de idiomas, uma plataforma online, professor particular ou intercâmbio, cada um precisa escolher a forma que melhor se adequa a sua necessidade. Como já experimentei essas opções, gostaria de compartilhar com vocês as vantagens e desvantagens de cada uma!

 

Curso em escola de idioma:

Prós: o curso é completo, portanto, você aprende a gramática completa, além disso, como há um professor em sala, a todo momento você é estimulado a praticar a fala e fixar o conteúdo por meio de atividades em sala e em casa.

Contras: é um curso longo, portanto, se há urgência no aprendizado no curto prazo, é melhor buscar alternativas como o professor particular e logo em seguida um intercâmbio.

 

Plataforma online:

Prós: você consegue estudar de qualquer lugar e no horário que quiser. Essa flexibilidade é muito vantajosa nos dias de hoje, onde tudo é muito corrido e não temos muito tempo livre.

Contras: você terá que ter disciplina, não terá um professor a sua disposição, como na sala de aula e não interagirá com outras pessoas da mesma forma que é feito em sala de aula.

 

Professor particular:

Prós: ter um professor só para você é muito bom quando você precisa aprender o idioma com rapidez ou com foco em apenas certos assuntos. O professor focará a atenção somente em você, assim fica mais fácil corrigir os erros e o conteúdo é personalizado.

Contras: você não interage com outros alunos e o investimento é mais alto.

 

Intercâmbio:

Prós: além de você aprender outro idioma, conhece outro país e se relaciona com diferentes culturas. Outro ponto importante é que você será obrigado a usar o idioma em diversas situações do dia a dia e não somente na escola e por isso o aprendizado será mais rápido.

Contras: o investimento é bem alto (mas vale muito a pena) e você terá que se ausentar do trabalho e da família por um período.

Aprender outro idioma parece difícil no começo, mas uma vez que você entende a estrutura do idioma e se dedica, o aprendizado flui! Por fim, em um mundo globalizado como o nosso, uma hora você não irá escapar e precisará falar outros idiomas, principalmente o inglês e o espanhol. Além disso, hoje, nos processos seletivos, falar outro idioma não é mais um diferencial, mas sim um requisito!

Lívia Netto

Artigos relacionados:

Compartilhe este post com seus amigos:
Dê sua opinião:
0 0

Comente!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese