Por que as pessoas têm medo do RH?

Criança com mãos no rosto se escondendo
Imagem de Simone Nandico por Pixabay

 

Para responder essa pergunta, vamos começar com uma descrição breve do objetivo da área de RH: é a área responsável pelo relacionamento entre o colaborador e a empresa.

Isso envolve vários processos, que citarei abaixo, que visam alinhar as expectativas da empresa com a do colaborador para criar um ambiente de aprendizado, desenvolvimento e crescimento para ambos os lados.

Desde o meu primeiro estágio, trabalhei na área de RH e sempre observei o “medo” que as pessoas têm ao ouvir a frase: o pessoal do RH quer falar com você, ou, quando alguém do RH te chama: fulano, vem aqui falar comigo, por favor?

Nunca vi alguém confortável nessa situação. Quando isso acontece, geralmente pensam: o que foi que eu fiz?

Infelizmente as pessoas têm certo receio quando são convidadas a irem no setor de RH, por isso, escrevi esse texto para acabar com essa visão limitada de que se o RH te chamou é porque tem algum problema acontecendo ou porque você provavelmente será demitido.

A primeira coisa que vem na mente de muitas pessoas é a demissão!

Mas, saiba que o RH não demite! Quem demite é o gestor.

O RH apenas faz a parte burocrática e dá apoio. O RH não está no dia a dia do funcionário, por isso, não tem como tomar a decisão de demissão de um funcionário.

A demissão ocorre por muitos motivos, e a pessoa que tem poder de decisão é o gestor. É ele quem observa se o funcionário está desempenhando bem ou não, se está agregando ao time ou não, se está entregando as tarefas ou não, portanto quem tem essa responsabilidade é o gestor.

O RH entra nesse momento para dar apoio e orientar o gestor em como prosseguir, uma vez que ele decidiu desligar ou desenvolver aquele funcionário.

O time de RH, em sua maioria, é formado por pessoas que sabem lidar com pessoas, que sabem ouvir os dois lados e ponderar ambos sem julgamento, é uma área que tem como papel ouvir, orientar, treinar e apoiar tanto os gestores como os funcionários.

É a área que garante o pagamento em dia, os depósitos de benefícios, os programas de qualidade de vida, as implementações das políticas, as contratações, os treinamentos, as avaliações de desempenho, a comunicação das férias e a pesquisa de clima para que toda a empresa trabalhe de forma equilibrada, justa e agradável.

Estão vendo como o RH é muito mais do que fazer a parte burocrática da demissão?

Essa área engloba vários processos, desde a contratação até o desligamento que são os processos de início e fim, mas no meio, tem muitas outras ações envolvidas. Uma vez que você começa a olhar o RH com a visão do todo, o medo desaparece e quebra a crença do RH vilão.

 

Lívia Netto

Compartilhe este post com seus amigos:
Dê sua opinião:
0 0

Comente!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese