O que significa sucesso na carreira?

Casal trabalhando na praia
Foto: Pixabay

Algumas pessoas pensam que sucesso na carreira significa fazer uma graduação, entrar em uma empresa e permanecer lá por muitos e muitos anos, crescendo, subindo de cargo e ganhando um bom salário para se sustentar e sustentar a família.

Há alguns anos, essa definição de sucesso era muito comum e não há nada de errado com ela, porém hoje percebemos que esse conceito está mudando com as novas gerações.

Hoje em dia, sucesso na carreira é visto de diversas formas e depende do ponto de vista de cada um.

Conversei com uma mulher de aproximadamente 50 anos que me disse que trabalhou 25 anos como advogada e até alguns meses atrás era diretora do departamento jurídico de uma multinacional.

Ela pediu demissão e disse que não queria mais ser isso e foi buscar novos caminhos.

Hoje ela fez uma transição de carreira e abriu seu próprio negócio.

Ela teve momentos de sucesso na carreira, mas decidiu buscar a sua real felicidade abrindo mão da segurança financeira que tinha para tentar algo novo. E para ela, isso está sendo sucesso.

Antes, largar um emprego CLT para começar o próprio negócio parecia coisa de pessoas que estavam perdidas, que não sabiam bem o que queriam ou que estavam um pouco malucas de deixar um emprego estável para empreender.

Hoje em dia, vemos que fazer uma transição de carreira e tentar algo novo significa coragem, significa que estamos indo atrás do que realmente queremos. Isso é uma das formas de sucesso na carreira.

Esse sucesso é muito mais do que escolher uma área de atuação e seguir por essa área o resto da vida.

As pessoas que já escolhem uma direção certa logo cedo, tem a chance de alcançar o sucesso mais cedo, claro, porém não há nada de errado com a pessoa que escolheu uma área de atuação, tentou por anos essa profissão, viu que não era o que ela queria e foi atrás da nova profissão que a deixaria feliz.

Ela terá que recomeçar, terá, às vezes, que ganhar um salário menor, mas pelo menos agora ela sabe que está indo em direção ao sucesso de deseja.

Essa nova geração, entre outras características, é conhecida por “pular” de emprego em emprego, não é?

Não são todos, mas hoje vemos jovens que já passaram por diferentes empresas em pouco tempo, porque eles buscam o que realmente traz felicidade no dia a dia no trabalho, para eles, conhecer diferentes empresas faz parte do processo de ter sucesso porque conhecem coisas novas, pessoas novas e culturas diferentes até encontrarem algo que realmente os satisfaça.

E você, de que forma enxerga a sua carreira? Você sente que tem sucesso hoje? O que está faltando para você chegar no sucesso que deseja?

Lívia Netto

Compartilhe este post com seus amigos:
Dê sua opinião:
0 0

Comente!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese