Mulheres Inspiradoras: A protagonista

Vereadora Janaína Lima
Quando um indivíduo é protagonista de sua própria vida, ele tem o poder de escolher o seu caminho.

Meu nome é Janaína Lima, sou advogada, tenho 35 anos e sou vereadora de primeiro mandato na Cidade de São Paulo pelo Partido Novo.

Cresci no Capão Redondo, bairro pobre da Zona Sul da capital, e tive uma infância complicada. Logo pequena, fui diagnosticada com epilepsia grave, com várias crises por dia. Isso comprometia minha frequência na escola e, o que poderia ter condenado meu destino, representou um divisor de águas, pois aprendi a ler sozinha, antes mesmo de completar cinco anos.

Sou filha de um motorista de ônibus com uma líder comunitária. Minha mãe foi quem me mostrou desde cedo o que era lutar para mudar as nossas vidas e as das pessoas da comunidade. Aprendi desde cedo que devemos ser os autores das nossas próprias vidas.

Comecei a trabalhar muito cedo para ajudar minha mãe após meu pai sair de casa. Fiz um pouco de cada coisa: fui cobradora de lotação, vendi sanduíche, biquíni e até cartão de crédito, quando estagiava na Caixa Econômica Federal. Foi dessa forma que eu consegui pagar a minha faculdade de Direito, já que ser “doutora” era a forma que eu entendia que poderia mudar o país. Nas horas vagas, mantinha com meus amigos um projeto de alfabetização de jovens e adultos da comunidade.

Como estagiária, consegui uma vaga em um escritório de advocacia na Avenida Faria Lima. Com muito empenho, em alguns anos após formada, fui convidada a me tornar sócia da escritório. Depois, um outro convite inesperado aconteceu, e que mudaria de vez minha trajetória: assumi a coordenadoria da Juventude na Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude. Era o início da minha vida pública.

Fazer a diferença para quem mais precisa tornou-se definitivamente um objetivo da minha vida. Indignada com a corrupção generalizada em todas as esferas da política, me juntei ao movimento “Vem Pra Rua”, do qual me tornei líder e porta-voz. Foi nesse momento que, mesmo grávida de meu filho João Pedro, me convenci de que estava na hora de pessoas “comuns” entrarem para a política e trabalharem com ética, transparência e eficiência.

As pessoas me diziam que eu estava louca por fazer campanha grávida, porém, desde o início eu sabia que o JP não seria um empecilho, mas um motivo a mais para eu poder tornar nossa cidade um lugar melhor para ele, para outras crianças e 12 milhões de paulistanos.

Fui eleita com quase 20 mil votos e, em pouco mais de dois anos de mandato, posso me orgulhar de ter agido sempre com respeito aos cidadãos e ao dinheiro público. Meu primeiro ato foi abrir mão de privilégios, como carro oficial e motorista, além de reduzir o número de assessores a que eu teria direito, economizando mais de R$ 3 milhões, que foram destinados à Secretaria de Educação, especialmente com projetos e ações voltados à primeira infância, entre os quais tive apoio do Prêmio Nobel de Economia James Heckman.

Outra bandeira do meu mandato é o empreendedorismo. Acredito que o espírito empreendedor é fundamental para conseguirmos superar problemas e alcançar os objetivos. Inclusive na política. Quando um indivíduo é protagonista de sua própria vida, ele tem o poder de escolher e pavimentar o seu caminho, e por consequência transformar o ambiente em que vive. É desta forma que aprendi e que pretendo continuar agindo, a fim de tornar minha cidade mais acessível e com oportunidades para todos.

Janaína Lima Pascalichio

Advogada, pós-graduada em Direito Público e vereadora pelo município de São Paulo, foi integrante da Global Shapers, iniciativa do Fórum Econômico Mundial, além de já ter concorrido a uma cadeira na Organização das Nações Unidas Mulheres América Latina e Caribe, fazendo parte atualmente da rede NEXUS Brasil (ligada à ONU). É líder do RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) desde 2015 e já recebeu premiações nacionais e internacionais, destacando-se entre eles o Prêmio Primeira Safira do Rotary International.

Compartilhe este post com seus amigos:
Dê sua opinião:
0 0

Comente!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese