Para quem está começando a carreira ou uma nova profissão: como estabelecer boas relações no trabalho e ter um bom networking?

Aperto de mãos
Foto:Pixabay
Compartilhe!

Relacionar-se bem com as pessoas e ter uma rede de contatos ativa são requisitos fundamentais em qualquer fase da vida, mas em momentos de mudança se tornam ainda mais importantes.

O termo networking também conhecido como rede de contatos, se refere a criar relações profissionais.

Para quem está iniciando uma carreira ou nova profissão é fundamental ter bons relacionamentos, pois eles nos ajudam em muitas situações: aprofundar relações com clientes e parceiros, tornar mais conhecida a empresa, aumentar a visibilidade do profissional, desenvolver a carreira e se recolocar no mercado de trabalho.

Eu quero compartilhar com vocês algumas dicas que já utilizei e que funcionaram.

Foram pequenas ações no dia a dia, mas que no final trouxeram grandes resultados!

Para quem quer se recolocar no mercado de trabalho, mantenha suas redes sociais, principalmente Linkedin, atualizadas e com informações relevantes sobre você.

Além disso comunique às pessoas quais são seus objetivos de carreira para que elas fiquem atentas quando surgir alguma vaga com seu perfil na empresa em que trabalham.

Uma vez que este contratado, é importante almoçar com a equipe sempre que possível, pois dessa forma você começa a conhecer pessoas de forma mais descontraída e consegue estreitar relações com os colegas de trabalho.

Participe dos eventos da empresa, assim você irá conhecer pessoas de outras áreas e se tornará conhecido.

Participe também de eventos externos como congressos e treinamentos.

Esses eventos proporcionam muita troca de experiências com os participantes e também nos atualiza sobre temas corporativos.

Seja uma pessoa visível dentro da empresa, ou seja, participe de reuniões e se ofereça para participar dos projetos que aparecem.

Esses encontros são uma grande fonte de informação sobre o negócio e você aprende quem faz o que na organização e quando precisar saber mais sobre um assunto, já sabe quem procurar.

O que não se deve fazer ao estabelecer novos contatos na carreira?

Conforme falei agora, não é tão difícil iniciar uma rede de relacionamentos, certo? Com pequenas ações conseguimos expandir nossa rede de contatos, mas é importante ter em mente o que não podemos fazer para não perder oportunidades e manter a rede que já temos.

Existe uma frase bem conhecida que diz assim: “o não eu já tenho então não custa tentar”. Essa frase é verdadeira, mas cuidado para não pedir demais. Se você estabeleceu uma nova relação, tenha cuidado com os pedidos. Você ainda não conhece muito bem a pessoa e por isso não sabe como ela receberá o pedido.

Quando você está conhecendo alguém, saiba ouvir e complemente com comentários produtivos que tenham a ver com o assunto, porém cuidado para não dominar a conversa e falar pelos cotovelos, aproveite essa oportunidade para conhecer o outro e trocar experiências.

Tente ir aos eventos corporativos sem companhia. Isso aumentará as suas chances de arriscar uma conversa com alguém que você ainda não conhece e assim estabelecer novos relacionamentos.

Enfim, não basta só criar uma rede de relacionamentos, mas é importante mantê-la ativa e saber utiliza-la da melhor maneira possível.

Lívia Netto


Compartilhe!
Share This Post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>