Empreender é para você?

homem de costas vendo um mural
Foto: Pixabay
Compartilhe!

No caso de optar por empreender, você pode tanto optar por uma franquia ou por algo próprio.

70% dos empregos gerados no Brasil têm origem nas micro e pequenas empresas. Não são as multinacionais e governo os principais empregadores do Brasil.

Nos últimos anos, com a crise econômica, milhões de brasileiros optaram por ter seus próprios negócios, movidos por necessidade e falta de alternativas, mas o crescimento do empreendedorismo no país começou muito antes.

De acordo com a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), de 2005 a 2014 – portanto antes da crise – enquanto o número de empresas em atividade em Portugal caiu 1,3% a.a., na Espanha caiu 1% a.a., nos EUA cresceu apenas 0,4% a.a., no Brasil ele cresceu 5% a.a.

Só em 2018, cerca de 2,5 milhões de novas empresas devem ser abertas no país.

Isto aumenta a produtividade da economia, à medida que as novas empresas substituem e eliminam do mercado empresas menos produtivas.

Enquanto na OCDE, em média 18% das empresas existentes foram criadas nos últimos dois anos, no Brasil 35% delas têm menos de dois anos.

Muitas pessoas que estão pensando em empreender têm uma dúvida comum: é melhor comprar uma franquia ou abrir um negócio próprio independente?

Para responder a esta pergunta é preciso conhecer as vantagens e desvantagens da franquia em relação ao negócio independente.

Segundo o consultor credenciado do Sebrae, Erlon Labatut, do site Franqueador.com as principais vantagens e desvantagens das franquias em relação aos negócios independentes são:

Desvantagens no caso de comprar uma franquia:

  • Tem que pagar valores que não precisaria se fosse montar o negócio de maneira independente como: taxa de franquia, royalties e contribuição para fundo de marketing.
  • Não tem liberdade para tocar o negócio como quiser, deverá seguir os padrões da marca.
  • Tem o crescimento limitado pela franqueadora (limitação: de território, exploração de canais, exportação, entre outros).

Vantagens no caso de comprar uma franquia:

  • Poderá usar uma marca já conhecida.
  • Terá suporte para implantação, gestão e operação do negócio.
  • Não precisará perder tempo e dinheiro para descobrir as melhores práticas para o sucesso do negócio.
  • E o mais importante: o poder da rede é imbatível. Comprar uma franquia é o caminho mais curto para fazer parte de uma rede. Os benefícios neste caso são inúmeros como economia de escala, força da marca e compartilhamento de melhores práticas.

Com base nestes pontos e outros específicos de cada negócio o empreendedor deve identificar qual é o seu perfil para tomar a sua decisão.

Se gosta de autonomia, de criar, de correr riscos mais altos provavelmente se sairá melhor com um negócio independente.

Agora se o seu perfil for de buscar menor risco, gostar de seguir processos já definidos e contar com um suporte contínuo, adquirir uma franquia será a melhor opção.

Website: http://franqueador.com

Se você tem uma boa ideia, não há formato que o limite.

Links úteis para Empreender:

 

Links úteis para Franquias:

Você sabe o que são e como ganhar dinheiro com os programas de afiliados? Veja aqui. Conheça também as oportunidades do Cursos 24horas.

Compartilhe suas experiências!

Engaging. Estamos Juntos!


Compartilhe!
Share This Post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>