Em uma entrevista: O que fazer quando não temos certeza do que responder?

Menino com expressão de incerteza
Foto: Pixabay
Compartilhe!

Quando recebemos aquela ligação tão esperada de um recrutador que deseja marcar uma entrevista de emprego conosco, ficamos animados e ansiosos para o dia da etapa presencial, onde provavelmente conheceremos o ambiente da empresa e saberemos mais sobre a oportunidade.

É normal nos sentirmos assim, porém, para termos sucesso nesse momento, é importante estarmos bem preparados tanto com informações sobre nós quanto com as informações sobre a empresa para conseguirmos responder todas as questões de forma tranquila.

É importante rever o seu currículo e lembrar de todos os momentos onde você venceu um desafio e obteve bons resultados com isso.

Lembrando desses fatos ficará muito mais fácil de “se vender” na entrevista, mostrando ao recrutador quais foram os ganhos que você trouxe para as empresas que já trabalhou.

Outro ponto, estude sobre a empresa.

É muito provável que o recrutador irá perguntar: por que devemos contratá-lo?

E uma vez que você sabe um pouco sobre a história, missão, visão e valores da empresa, você consegue fazer conexões e assim demonstra o que a empresa tem de semelhança com você e como você pode ser uma peça chave dentro dela.

Se mesmo com esse preparo, o recrutador fizer uma pergunta a qual você não tem certeza de como responder, não entre em pânico e mantenha a calma, esse comportamento é fundamental para que uma entrevista ocorra bem.

Peça para o recrutador repetir a pergunta e se mesmo assim você não encontrar a resposta, peça para ele dar um exemplo.

Assim você terá mais chances de pensar em algo que possa relacionar com a pergunta.

Além disso, nesse momento de incerteza, é fundamental ser sincero na resposta sendo você mesmo e falando algo coerente com a pergunta, lembrando sempre de não fazer críticas a outros empregadores, não falar muito da vida pessoal se o recrutador não perguntar, discutir sobre política ou religião, ou dizer mentiras.

Eu sei que esse é um dos medos que os candidatos têm, porém se você respondeu a maioria das perguntas coerentemente e tiver apenas uma ou outra a qual você não conseguiu encontrar a melhor resposta, não se desespere, pois, muitos fatores são avaliados nesse momento então não é por causa de uma incerteza que você será eliminado de um processo seletivo.

Lívia Netto.

 


Compartilhe!
Share This Post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>