De que forma você encara mudanças no trabalho?

jogo de letrinhas com a frase tempo de mudança
Foto: Pixabay
Compartilhe!

De que forma entender e acolher as mudanças  para a carreira?

Todos nós sabemos que mudar não é tão fácil!

Quase sempre, há aquele friozinho na barriga quando temos que passar pelo desconhecido e isso é totalmente normal, afinal, estamos acostumados com nossas rotinas e quando acontece algo que possa muda-la, mesmo que para melhor, temos a tendência a ficar um pouco ansiosos: será que a mudança será boa?

Será que será melhor do que é hoje? Como vou atravessar essa mudança?

Mudar não é fácil, mas se formos parar para pensar, estamos em constante mudança, e por mais que queiramos controlar as coisas, as vezes não temos escolha, como por exemplo quando a empresa em que trabalhamos muda de endereço, quando um chefe novo é contratado para liderar a equipe ou quando surgem oportunidades e novos desafios para a carreira.

Uma vez que analisamos essas mudanças e pensamos nos benefícios que poderemos obter com elas, ficamos mais calmos e conseguimos pensar mais claramente no que é o melhor para nós.

É claro que muitas pessoas não acham confortável mudar, mas precisamos estar abertos às mudanças e às oportunidades que surgem para não ficarmos estagnados na carreira.

Uma vez que aceitamos a mudança, novos caminhos, conhecimentos, relacionamentos aparecem e assim podemos crescer e obter visões diferentes das quais estávamos acostumados.

Pode ser que no começo seja difícil se adaptar ao novo, porém a longo prazo os benefícios irão aparecer e temos que estar atentos e abertos para recebe-los.

Para quem tem dificuldade em lidar com mudanças, o que fazer para melhor encará-las quando elas surgirem?

Primeiro de tudo, não se apavore, as mudanças podem assustar no começo, mas se nos apavoramos, colocamos foco somente no que pode dar errado e isso nos impossibilita de enxergar os pontos positivos da situação.

Tente enxergar a mudança como uma oportunidade e não como uma ameaça.

Ao longo da nossa carreira enfrentaremos altos e baixos, por isso, é bom estarmos preparados para as surpresas e imprevistos que podem aparecer em nosso caminho.

É importante mantermos nossas emoções sob controle e termos persistência para lidar com esses momentos de baixa que não estávamos prevendo.

Mas mesmo que o imprevisto surgir, tente sempre aprender com a situação ao invés de reclamar e agir de forma pessimista.

Mostre-se uma pessoa flexível, ou seja, não seja resistente às mudanças, mudar faz parte e quanto mais flexível e aberto estivermos, menos traumático será o processo.

Já que haverá mudança, melhor se adaptar a ela do que empurrar com a barriga.

Deixe o medo de lado e entenda a razão deste sentimento aparecer.

  • Por que estou sentindo isso?
  • Estou me sentindo ameaçado?
  • Estou com medo de perder o meu emprego?
  • O que realmente está incomodando?

Uma vez que você torna o seu medo consciente e entende o porquê dele ter aparecido, conseguimos encará-lo de frente e encontrar equilíbrio para lidar melhor com a situação.

Enfim, como nem tudo está no nosso controle, precisamos nos preparar para todo tipo de mudança e por pior que pareça ser no momento que acontece, pense que isso vai passar e que lá na frente você encontrará o verdadeiro significado dela.

Lívia Netto


Compartilhe!
Share This Post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>