Como melhorar o foco?

Lente com foco no horizonte
Imagem de Free-Photos por Pixabay

Todos nós temos planos e objetivos, porém nem sempre é fácil alcançá-los, principalmente os que são a longo prazo e que exigem uma série de esforços. Mas costumo dizer que tudo é possível, desde que você queira, tenha foco e atitude para ir atrás. Justamente por temos vários objetivos, é imprescindível saber o que é prioridade, pois se colocarmos foco em tudo, teremos dificuldade de concluir e isso pode gerar frustração. Uma vez que você elenca suas prioridades fica muito mais fácil saber qual item você deve colocar foco, por isso, sugiro o seguinte exercício:

1º Passo: faça uma lista de todos os seus objetivos;

2º Passo: classifique-os em curto (3 meses), médio (1 ano) e longo prazo (3 anos);

3º Passo: responda a seguinte pergunta: qual deles, se eu colocar foco hoje, trará o maior impacto positivo para minha vida? Pode escolher 2, um de longo e um de curto prazo.

Agora que você já sabe quais são as prioridades, escreva tudo que você terá que fazer, aprender, pesquisar para alcançar esses dois objetivos. Feito isso, é só pôr em prática! E é aí que começa a outra parte do foco: gerenciamento das distrações.

Você já sabe quais são os seus principais objetivos e já sabe o que terá que fazer para alcançá-los, então só precisa colocar a mão na massa e nada pode atrapalhar! Obstáculos e distrações irão surgir, tanto internos (sono, emoções, preocupações, querer fazer outras coisas) quanto externos (telefone tocando, redes sociais, a amiga convidando para sair), portanto é fundamental saber qual é o momento do lazer e qual é o momento de trabalhar para os objetivos.

Quando estamos focados em uma tarefa e paramos para fazer outra, nosso cérebro demora em média 15 minutos para retomar o foco, portanto, quanto mais você se concentrar em uma coisa só, melhor. Reserve um momento do seu dia para trabalhar nos seus objetivos e não deixe que as distrações atrapalhem. Também é necessário saber dosar o tempo que passará na mesma atividade, faça uma pausa de 5 minutos após 1 hora ou 1 hora e meia e depois retome até acabar. O cérebro também precisa de descanso.

O segredo do foco é saber o que é prioridade e saber gerenciar as distrações, feito isso, é só colocar a mão na massa!

 

Lívia Netto

Share This Post
Dê sua opinião:
1 0

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>