Como conciliar maternidade e trabalho?

Foto: Pixabay

A maioria das mães que trabalham acabam tendo 2 ou 3 jornadas de trabalho. Será que tem como tornar essa rotina mais leve?

Esse é um tema que preocupa muitas mulheres que pensam em se tornar mães no futuro.

A dupla jornada de trabalho faz parte da rotina de muitas mulheres em todo o mundo.

E é claro que depois que você tem filhos, é fundamental fazer algumas adaptações.

Só assim nós conseguimos conciliar trabalho e maternidade, mas por incrível que pareça conciliar esses dois aspectos pode ser mais simples do que imaginamos se soubermos o que fazer e por onde começar.

Então aqui vão algumas dicas de mães entrevistadas que me contaram um pouco sobre como conciliam carreira, filhos e casa:

O primeiro ponto é que a mulher precisa se permitir, ou seja, tentar conciliar trabalho, filhos e casa, porque muitas vezes a mulher cria uma concepção de que não vai conseguir dar conta de tudo antes mesmo de tentar.

Dessa forma, se surge um projeto novo e desafiador no departamento ou se ela recebe uma promoção onde aumentará as suas responsabilidades, as vezes gera certa dúvida, será que aceito ou não?

E esse inclusive é um dos motivos que faz com que os homens ocupem mais cargos de liderança do que as mulheres.

O segundo ponto é que ninguém é perfeito e por isso não tem que existir a cobrança de eu tenho que ser a melhor mãe, a melhor profissional e a melhor esposa.

Cada um tem que saber seu limite caso contrário, nós mulheres, podemos nos sentir estressadas e sobrecarregadas.

Por isso não podemos querer fazer tudo sozinhas, e aí entra outo ponto: é necessário distribuir as tarefas de casa e não ter medo de pedir ajuda.

Então é essencial fazer o seu companheiro um companheiro de verdade, porque ambos têm responsabilidades.

E algo que é fundamental também, mas as vezes é esquecido é achar um tempo para você.

Nem que seja somente alguns momentos na semana, mas ter um momento somente seu, é importante. Mesma coisa para o casal, precisa de um momento a dois.

Mas hoje em dia algumas empresas já estão permitindo flexibilidade de horário e até home office, isso ajuda também a organizar melhor a rotina.

Enfim, o que nós temos que ter em mente é que não seremos perfeitas em tudo, mas com um bom planejamento nós conseguimos sim dar conta dessa dupla jornada com mais tranquilidade e qualidade.

Lívia Netto

Compartilhe este post com seus amigos:
Dê sua opinião:
0 0

Comente!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese