Como começar um negócio do zero?

Bonecos de madeira tentando montar algo
Imagem de succo por Pixabay

Ao criar meu próprio negócio, aprendi muitas coisas fundamentais que devem ser feitas para ter sucesso sustentável, ou seja, para manter o sucesso ao longo do tempo e não apenas por um período.

O primeiro passo para quem já tem a ideia do que é o negócio é colocar tudo no papel.

Detalhar o que seria esse negócio, qual é a missão, visão e valores, quais são os produtos ou serviços que serão oferecidos e qual público quer atingir.

Depois de definir tudo isso, é necessário traçar as metas da empresa, elaborar um bom planejamento, executar e acompanhar o andamento com frequência.

Um dos erros cometidos pelas pessoas é pular para a fase da execução sem ter passado por todo processo de planejamento estratégico.

A curto prazo, isso pode até gerar um resultado positivo, mas a longo prazo e conforme a empresa for crescendo, é fundamental parar para criar o planejamento, portanto, se você já começou seu negócio sem escrever tudo que falei acima, pare um pouco e dedique tempo para isso.

Você pode até achar que é perda de tempo, mas ao longo do processo verá que não é, pois sua lucratividade será muito maior, uma vez que estiver com o plano organizado e com uma direção estabelecida.

Se você está começando agora, já comece certo!

Escreva o que é o negócio, qual solução que ele oferece, ou seja, qual dor ele cura no cliente? Encontre a visão estratégica.

Por exemplo, a visão restrita da Kopenhagen é chocolate, a visão estratégica é um presente.

A visão restrita do McDonald’s é o lanche, a visão estratégica é a agilidade.

Pense um pouco. Qual é o real benefício que o seu ciente irá ganhar ao obter o seu produto?

Feito isso você consegue escrever a sua missão, o COMO você vai fazer para alcançar o objetivo.

Escreva uma missão inspiradora, pois é ela que o guiará ao longo dos seus dias. Muito importante escrever os principais valores do seu negócio. Para isso, responda: o que te energiza? O que você gosta de experimentar?

Terminada essa etapa, é necessário analisar o ambiente em que você está inserido.

Primeiro o macroambiente: tecnologia, política, economia e sociedade, depois o ambiente setorial: em qual mercado você irá operar?

Quem são os seus clientes? Quem são os seus concorrentes? Quem são os seus fornecedores?

Quem ganha dinheiro? Aonde tem aprendizado?

Enfim, é necessário fazer uma série de questionamentos para poder saber como gerar vantagem competitiva dentro desse mercado tão competitivo.

O empreendedor precisa achar uma forma de fazer algo diferente do que está sendo feito para que você seja o escolhido quando o cliente for buscar o seu produto ou serviço.

Depois da análise, escreva a sua visão. Aonde você quer chegar?

Feito isso você consegue traçar um planejamento com métricas e estabelecer um modelo de acompanhamento para garantir que as ações estão sendo feitas e estão gerando vantagem competitiva.

Empreender não é fácil, mas dando um passo de cada vez e fazendo um bom planejamento, suas chances de sucesso aumentarão muito!

Lívia Netto

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