Como aprender a se planejar?

agenda sobre a mesa
Foto: Pixabay
Compartilhe!

Planejamento é a base para conseguirmos realizar o que desejamos de maneira eficaz, por isso é fundamental não esquecermos dessa etapa importantíssima para aumentar nossas chances de sucesso.

Uma curiosidade é que pesquisas mostram que quando escrevemos nossas ideias e planos, temos mais chances de realiza-los, por isso, vamos começar esse exercício com um papel e uma caneta. Pode ser?

Primeiro de tudo tenha em mente um objetivo.

  • O que você está querendo alcançar?
  • O que você deseja?
  • Qual é o seu objetivo?

Uma vez que você sabe o que quer fica mais fácil criar ações para chegar lá.

Segundo passo: pense em como chegar nesse objetivo, qual é o passo a passo que eu terei que seguir para concluir esse meu objetivo?

Terceiro, crie um cronograma.

Eu por exemplo, crio cronogramas semanais e toda sexta coloco minhas atividades da semana seguinte por horário.  Descrevo as atividades das 07:00 às 22:00.

É claro que alguns espaços ficam em branco, pois podem surgir imprevistos ou eventos de última hora.

Com esse exercício, consigo visualizar os compromissos da semana e enxergar melhor com o que estou gastando o meu tempo.

Têm pessoas que preferem usar o calendário mensal.

Ele funciona para ver o cenário mais macro, somente os compromissos importantes daquele mês, porém se você quer ter mais controle e poder analisar melhor o seu tempo, sugiro o semanal.

Com esse exercício, não fica difícil iniciar o próprio planejamento, não é mesmo?

O grande desafio está em seguir o que foi planejado e não postergando as ações, por isso é muito importante ter sempre o seu objetivo em mente e colocar foco naquilo que está realizando.

Lívia Netto.

 


Compartilhe!
Share This Post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>