Angústias: coloque-as para fora

gato bocejando
Foto: Pixabay

Angústias são venenos e precisam ser eliminadas de nossa mente e coração.

Para lidar com o sofrimento, você deve encontrar pessoas com as quais se sinta confortável para conversar e colocar suas angústias para fora. Grupos de apoio e terapia são muito eficientes também.

A palavra tem um grande poder: quando desabafamos, colocamos para fora o que nos faz mal.

Ao compartilharmos nossas dores com outra pessoa, nos sentimos acolhidos e com isso é possível diminuir nossa ansiedade e tristeza.

Quando você não compartilha o que sente, a sensação de solidão aumenta.

Ao guardar tudo para si você canaliza essa energia para seu corpo afetando sua saúde. Vários problemas como dor de estômago, dor de garganta, queda de cabelo podem ser de origem psicossomática.

Conversar com pessoas que estão passando pelo mesmo problema pode lhe trazer conforto pois você não se sente sozinho e se reconhece no outro sem ter que explicar muito.

Em algumas situações é mais fácil conversar com um estranho do que com alguém mais próximo.

É por isso que a ajuda de psicólogos acaba contribuindo muito nesses casos. Quem está de fora pode ver melhor e ajudar nesse diagnóstico. Nem sempre é fácil pedir ajuda, mas em situações assim o suporte profissional é fundamental.

É importante que a família dê suporte emocional e esteja atenta a sinais de alerta, como a depressão.

Os amigos podem exercer um papel importante oferecendo apoio e principalmente no processo de indicação à pessoas conhecidas, ajudando na definição de objetivos e alinhamento de foco.

Pessoas que evitam falar sobre o que estão sentindo, podem desenvolver distúrbios psicológicos como a depressão e ansiedade.

Não é fraqueza ter problemas ou falar sobre eles. Passar por dificuldades faz parte da vida e quanto antes entendermos as razões para estarmos nessas situações, mais condições teremos para corrigir a rota e encontrar a paz novamente.

Engolir e reprimir nunca foi bom. Às vezes chorar permite que nos libertemos de tudo que está nos fazendo mal.

“Não se permitir sentir verdadeiramente o que você está passando acabará por machucar o seu corpo e a sua alma.” – Bernardo Stamateas

 

Qual o seu momento atual? Compartilhe sua história.

Engaging. Estamos juntos!

 

Share This Post
Dê sua opinião:
2 0
2 Comments
  1. nada é mais contundente do q conseguirmos colocar nossas angústias pra fora. li hj q o número de suicídios está aumentando mto no Brasil. temos q nos comunicar e estar conectados na alegria e na tristeza. eu estou disponível sempre q for possível

    Reply
  2. Bacana seu comentário! Estar disponível para as pessoas pode fazer toda a diferença. Parabéns!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>