A importância de dizer “Não”!

Sapinhos com mão nos ouvidos, olhos e boca
Foto: Pixabay
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Dizer não pode parecer simples, afinal é somente uma palavra tão pequena, mas na prática saber lidar com as situações, ponderar o que deve ser feito e, dependendo do tema, dizer não, é bem difícil para muitas pessoas.

A dificuldade em dizer não vem do fato de desagradar alguém, então alguns preferem ceder em algo que elas não concordam para não criar uma situação ruim.

Com isso, vem um dilema em fazer o que não concorda para ficar bem com as pessoas do trabalho, família ou amigos.

Quando falamos em um problema ou situação que depende da interação de várias pessoas, o processo se torna mais rico e detalhado quando todos colocam suas opiniões.

Dizer o que pensa vai contribuir para que qualquer situação seja vista e pensada de forma completa, pois o seu pensamento, com de várias outras pessoas, certamente tornará o resultado muito mais completo e prevendo todas as falhas.

Outro aspecto do dizer não vem com a dificuldade de negar “oportunidades” que te oferecem, mas não estão alinhadas com o que você quer.

Ou seja, você diz sim para agradar o outro, mas na realidade não tem interesse pelo tema.

O problema de não saber dizer não é que você acaba sempre cedendo por situações que não condizem com os seus preceitos, você se torna uma pessoa que, pela vista dos outros, não tem uma opinião própria, sempre será aquele que qualquer um pode convencer, que não tomará partidos e nem posições.

Fazer a política da boa vizinhança é bom, garantir um bom relacionamento com as pessoas e interagir com todos é essencial. Mas mas quando for um tema importante, você não pode ficar coagido e sem ação, é necessário expor e contribuir para o processo.

Quando falamos do ambiente empresarial essa postura é ainda mais requisitada, pois cada área deve expor seus lados para convergir em algo que seja bom para a empresa e seus clientes.

Quando for preciso dizer “não” analise a situação, entenda os impactos que a sua concordância pode trazer e, sendo necessário, diga não e informe os motivos, assim ficará claro para todos e sem oportunidade para mal-entendidos.

Muito importante também é aprender a ouvir “não”.

Lidar com negativas faz que os momentos mais tensos, sejam atravessados com maturidade, afinal, na hora certa o “sim” vem, seja para um emprego, para um relacionamento, seja qual for a situação que envolve você;

Vamos em frente, SEMPRE.

Até a próxima semana.

Ronaldo Cerqueira


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