Com qual prioridade você olha para si e para suas necessidades?

Como seres humanos,  temos o hábito do cuidar: dos filhos, do cônjuge, dos pais, irmãos, sobrinhos, do trabalho, dos funcionários, etc.

E nós? Onde ficamos nisso tudo? Qual a prioridade que oferecemos para nós nessa grande lista de cuidar? Reflita aí: em que lugar da lista está você?

Alguns teóricos sobre o comportamento humano dizem que a prioridade número um deveria ser o autocuidado, ou seja, nós mesmos. Só cuidando bem de mim, tenho forças e estou preparada para cuidar para fora.

Voltando a essência do autoconhecimento, não adianta querer conhecer o outro se não me esforço e não dedico tempo para conhecer a mim mesmo.

Temos uma frase linda na Bíblia “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Vejam que profundo. Só após descobrir meu amor por mim, posso amar o próximo.

Nesse sentido, gostaria de compartilhar uma visão para você poder começar a exercitar o autocuidado.

Com base no mestre sobre o tema Felicidade, Tal BenShahar, da Universidade Americana de Harvard. Vamos fazer uma auto-observação por meio das perguntas abaixo:

  • O que me afeta emocionalmente?
  • Como estão meus comportamentos com essas emoções?
  • Como estou alimentando meus pensamentos para conseguir lidar com tudo isso?

Percebem ser tudo para dentro primeiro: minhas emoções, meus comportamentos e meus pensamentos.

Depois que responder a essas perguntas, tem mais uma: quais ações você precisa fazer, para cuidar de suas emoções?

Aqui deixarei uma lista pequena de sugestões, pois acredito que ninguém melhor do que você mesmo para encontrar essa resposta.

  • Praticar algum Hobby. Pense num que você deixou adormecido por um tempo, será que não o momento de trazê-lo para perto? Isso traz reconexão com você.
  • Como está se alimentando? Observe o seu cardápio diário, tem equilíbrio dos nutrientes que você necessita? Está se alimentando na hora certa? Pesquise sobre isso.
  • Respire! Sei que essa é bem conhecida, sempre ouvimos falar sobre isso. Lembra daquela frase antiga “conte até 10” antes de agir. Ela quer dizer isso, pare, respire para retornar. Existem várias técnicas muito eficientes para aprendermos sobre isso. Deixo aqui uma sugestão, o app Calm, tem um programa bem bacana.

O que mais? O que traz conexão com você? Com sua essência? Com cuidar de você?

Vou finalizando, deixando-os com essas reflexões e com um trecho do poema Cuide Mais de Você de Zack Magiezi:

Todo amor que somos capazes de gerar, toda essa imensidão sagrada louvada pelos poetas, deve nos abraçar também. É como provar uma refeição antes de colocá-la na mesa. Cuide-se. Não se abandone. Permaneça. Supere as dificuldades. Admire o ser humano que é você”

Um abraço fraterno a todos!

Sonia Custódio