Dicas de Ronaldo Cerqueira para um bom planejamento das metas anuais.

 

Mulher escrevendo

Imagem: Canva

 

O ano está quase acabando e sempre existe a reflexão de como foi.

Começamos a pensar em todos nossos objetivos e metas que nos colocamos para o ano que estava vindo, toda força e determinação que acreditamos que teríamos no período seguinte.

O ano está quase acabando e pergunto para você: conseguiu realizar tudo que pensou?

Se você conseguiu, parabéns! Já entendeu o seu ritmo e como fazer para conseguir concluir suas metas.

Muitos não conseguem concluir todos os objetivos e metas porque sonham muito alto, colocam coisas na lista que sabem que não é tão fácil, barato ou rápido para fazer.

Se você não for objetivo e realista em suas metas, possivelmente no próximo ano ficará frustrado novamente.

A frustração ano a ano pode levar você a desanimar emocionalmente cada vez mais, por isso, se você ficou no grupo dos que não conseguiram realizar as metas propostas, fique tranquilo!

Aprenda como planejar seus objetivos, para que sejam realmente concluídos no final de cada ano. Assim, você se sentirá também, mais seguro e  tranquilo, evitando estresse, ansiedade e sentimentos ruins que prejudicam sua vida e saúde.

1 – Faça uma lista

Crie uma lista com todos os sonhos que você tem para 2019, detalhe tudo, coloque todos os objetivos que tem, até mesmo aqueles que ainda não tem certeza se conseguirá realizar.

Nesse momento, é importante que você estabeleça uma lista de sonhos divididos em pequenas entregas / micro metas, assim a cada conclusão você será motivado a se esforçar mais ainda para o próximo objetivo.

Muitas pessoas já caem nesse momento, colocam sonhos grandes, que dependem de outros objetivos e se enrolam, depois ficam desmotivados com o resultado.

2 – Filtre seus objetivos

Agora que você já tem uma lista completa, volte na primeira meta e repense se faz sentido, siga esse mesmo passo em todas as metas. No final, elimine aquelas que não são foco para 2019.

3 – Tempo

Realize um novo filtro considerando o tempo que você levará para realizar cada uma das metas. Por exemplo, se você quer tirar o CPA-20 e precisa de 1 mês de estudo, provavelmente, nesse mês você não conseguirá realizar outra tarefa.

Coloque o tempo estimado para todos os seus objetivos. Talvez você perceba nesse momento que você não terá tempo suficiente para fazer tudo que pensou, por isso, estabeleça uma ordem de prioridade e retire os últimos da lista que não terão tempo para concluir.

4 – Custo

Quanto cada meta sua custará? Todas as metas cabem no seu bolso?

Se não der, refaça a lista novamente por prioridade x custo x sua disponibilidade financeira.

E não fique triste se você tiver que alterar uma meta. Na verdade, esse é o objetivo, te fazer a pensar me micro metas que sejam possíveis de serem realizadas.

5 – Cronograma

Crie um cronograma para realizar cada micro tarefa, deixe algum período de sobra entre cada objetivo, isso serve para os imprevistos que podem acontecer.

Deixe o cronograma visível e se comprometa a cada 15 dias, pelo menos, revê-lo e realizar os ajustes necessários.

Se dedique, separe tempo, se esforce para que consiga seguir o cronograma e, caso aconteça algum imprevisto, você já tinha deixado uma pequena sobra e não precisa se desesperar.

6 – Comemore

A cada meta cumprida comemore, não deixe de ficar alegre e grato pela conclusão do seu objetivo, isso te fará mais motivado e focado na conclusão das próximas metas.

7 – Relaxe

Faça todas as 6 etapas anteriores de forma leve, sem se estressar, pois traçar os objetivos tem o propósito de te fazer mais focado e tranquilo nas conclusões de cada um.

8 – Dezembro

Em dezembro volte com a sua lista e veja se todos os objetivos foram concluídos.

Se novamente você não conseguir realizar algum, já terá a experiência de como se programar, de qual foco deve ter e o principal, se conhecerá melhor, saberá as metas que realmente te dão alegria em correr atrás e que estão alinhadas ao seus sonhos.

Boas festas para todos, um excelente ano, de muita energia, ousadia e foco nos objetivos!

Ronaldo Cerqueira