
Imagem: canva
Viver uma adversidade faz parte, superá-la através da comunicação é arte!
Provavelmente você já se deparou com aquele colega que reclama ter perdido uma promoção para o “puxa-saco” ou até mesmo tenha vivido isso.
E no processo de seleção em que você aí, cheio de conhecimento, foi superado pela pessoa “falante e entrona” que deu as caras na dinâmica?
Muito comum crucificarmos alguém por ter um comportamento mais solto do que o nosso, mas será que não é exatamente isso que está faltando para que tudo flua bem?
Desde o “bom dia” dado ao porteiro, até o e-mail pedindo retorno de um processo ao recrutador, TUDO é comunicação.
A comunicação deve ser compreendida como um processo, aliás, pois estruturadamente e sendo usada na medida e forma certa, dentro de cada contexto, ela tem poder incrível de tornar as coisas mais acessíveis.
5Cinco dicas rápidas para que sua comunicação seja desenvolvida diariamente:
1 – Leia mais >>> A leitura nos dá insumos importantes para que em qualquer roda e ambiente, você tenha conteúdo para poder conversar e trocar ideias com pessoas de diferentes lugares, promovendo o aumento da rede de relacionamento e a admiração das pessoas por você.
2 – Seja um bom ouvinte >>> A comunicação não é apenas o que emitimos, é sim a forma como é compreendida pelo receptor e também como aceitamos/recebemos o que vem de outras pessoas.
O equilíbrio é tudo. Experimente conversar com pessoas mais experientes, apenas com o intuito de ouvir e escutar.
É fantástico o quanto crescemos quando entendemos o poder que a comunicação tem.
A comunicação agradável é a que atende as expectativas de todos os envolvidos.
3 – Relacione-se com pessoas de culturas diferentes >> > Não necessariamente tem que sair do país para isso, mas fale com pessoas que tem hábitos e costumes diferentes dos seus.
Quando abrimos a nossa mente para aceitarmos novas visões do mundo, alcançamos um patamar humano e profissional que nos torna maiores em diversos sentidos.
O mundo é muito maior do que o que vivemos, mas só temos acesso se quebrarmos os pré-conceitos sobre culturas e ideais diferentes dos nossos.
4 – Compartilhe o que sabe com o mundo >>> No início pode parecer desafiador, mas passará a ser viciante.
PERMITA-SE dividir um pouco de sua rica história com o mundo através de um post, um artigo em rede social, em um aconselhamento.
Quando mais nos desenvolvemos é quando ensinamos alguém.
5 – Separe o que é pedra preciosa do que é pedregulho >>> Em um mundo tão cheio de conteúdos, devemos ter foco em separar o que é bom/útil do que é “lixo“.
A comunicação verbal não é a única forma que temos de interagir com o mundo.
Nossos gestos e atos “falam” muito também, mas teríamos um assunto para longas horas de conversar.
Deixo aqui uma recomendação: O Corpo Fala – A Linguagem Silenciosa da Comunicação Não-Verbal de Weil,Pierre / Tompakow, Roland.
Você pode até pensar que a comunicação é mais importante para os que buscam posições comerciais, mas já parou para pensar que “vendemos” algo a todo instante?
Sim, seja uma ideia, seja um conceito, você tem sempre que convencer alguém sobre o que é de seu interesse.
A comunicação é parte fundamental do processo de negociação, algo fundamental deste o processo seletivo para uma vaga, até o pedido de aumento salarial e promoção.
Só negociamos bem quando dominamos a comunicação e o assunto envolvido no debate.
A comunicação aumenta a autoestima, a comunicação permite chegar a lugares em que jamais imaginou chegar.
Inclua este ingrediente em seu processo de busca não apenas por recolocação, mas por uma vida melhor.
Um abraço e até a próxima semana.
Ronaldo Cerqueira.