10 Dicas do que todo desempregado deve fazer

Massa de pão
Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay

Atitudes simples mudaram minha saúde, minha vida e tudo à minha volta. Vou contar para vocês o que faço para aproveitar o tempo ocioso, planejar minha carreira, cuidar da minha saúde física e mental.

Depois de alguns períodos desempregada e várias crises de ansiedade e depressão por motivos diversos, aprendi a evitar as armadilhas da deprê. Hoje ela pode até me pegar, mas por poucas horas… O suficiente para eu chorar, levantar e reagir.

Para você que está em busca de recolocação e acha que está sem forças, não vê uma luz nem encontra alguém disposto a ajudar seguem minhas 10 DICAS DO QUE TODO DESEMPREGADO DEVE FAZER.

  1. ACORDE CEDO E TROQUE DE ROUPA AO ACORDAR.

Não tem coisa pior do que acordar tarde e, pior, ficar com a roupa que dormiu. Aí já dá aquela preguiça de arrumar a cama, o quarto, a casa, de fazer almoço, de cuidar da vida, e você cai no efeito sofá, passando o dia com a TV ligada e o celular na mão, evitando contato com pessoas e só procurando vagas na internet. Sai dessa! Acorde cedo e comece o dia cuidando da sua saúde.

  1. FAÇA ATIVIDADE FÍSICA.

Exercícios relaxam e reduzem a deprê. Quando sair de casa, caminhe meia hora e passe sempre por novos lugares.

  1. NÃO FIQUE SÓ! SAIA DE CASA!

Aproveite para cuidar também da saúde mental. Conheça pessoas e faça novas amizades. Converse sobre coisas positivas e fúteis.

  1. DEFINA UMA ROTINA DIÁRIA PARA CADA ATIVIDADE.

Mandar currículos, procurar por antigos colegas, pesquisar vagas e fazer cursos devem ser atividades mescladas com outras que você sempre fez. Tire um tempo para rever as pessoas, tomar um café e manter seus relacionamentos em dia. Não deixe para cuidar do seu networking somente quando estiver desempregado. Procurar por alguém só porque está buscando uma nova posição é muito desagradável.

  1. OCUPE-SE!

“Cabeça vazia, caldeirão do diabo”, já dizia minha avó. Dedique tempo a algo que você realmente gosta de fazer, seja um curso, trabalho voluntário, conversar com pessoas ou um hobby, mas não fique parado pensando besteira!

  1. ATUALIZE-SE!

Aprenda algo novo ou aquilo que sempre quis. Há cursos online gratuitos sobre tudo o que você puder imaginar. Que tal começar por aqui? https://www.linkedin.com/pulse/não-tem-mais-desculpa-atualize-se-de-graça-cristina-moutella/

  1. PLANEJE ESTRATEGICAMENTE SUA RECOLOCAÇÃO.

Procurar emprego dá trabalho. Não basta sair enviando currículo para todo lado e se cadastrando em todos os sites de emprego. Por que uma empresa contrata você e não o outro? Por que o outro foi chamado para entrevista e não você?

  1. SEJA ÚTIL.

Ajude pelo LinkedIn e fora dele. Você é importante para muita gente!

  1. TUDO TEM UM LADO POSITIVO.

Ao invés de enxergar sempre o lado negativo das coisas, procure olhar sempre para o lado positivo das situações. O que de bom posso tirar disso? Sempre tem! Aprenda a jogar Jogo do Contente da Pollyanna (já leu esse livro?).

  1. TENTEI TUDO, MAS NÃO CONSIGO.

Procure ajuda profissional.

 

Cristina Moutella 

 

 

Share This Post
Dê sua opinião:
1 0

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>